top of page

O DEPARTAMENTO

Tendo como precursor o Dr. Bruno Ferraioli e como fundador o Dr. Enéas Lemaire de Moraes, o Departamento de Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Faciais da Santa Casa de Piracicaba tem 66 anos de existência, sendo um dos mais antigos do Brasil.

O longo histórico de atividades credenciam o serviço como uma referência na especialidade, sempre com foco nas técnicas de ponta, respeitando o progresso científico e fundamentando suas ações na slogan da hospital: scientia et caritas. Este espírito filantrópico se traduz em dedicação a população carente e previdenciária, também aos particular de Piracicaba e região, assistindo hoje 31 municípios. O serviço é credenciado no Ministério da Saúde para realizar procedimentos de alta complexidade pelo SUS.

A partir de 1999, por iniciativa de seus membros titulares e com a parceria da Escola de Aperfeiçoamento Profissional da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas Regional de Piracicaba, foram iniciadas gestões e instrução de processo para o credenciamento do Curso de Especialização em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Faciais, tendo a primeira turma de especialistas iniciado sua formação no ano de 2000, conforme Portaria CFO-SE 148 de 19/05/2000. Em 17 anos formaram-se pela Santa Casa de Piracicaba praticamente uma centena de especialistas. 

Desde 2015, como forma de adequar a realidade atual do ensino da especialidade, foi implantada a residência em CTBMF, esta modalidade prevê cargas horárias mais longas e um amplo intercâmbio do residente com todas as atividades hospitalares, seja com as várias especialidades médicas ou com convívio no ambiente hospitalar. 

O Departamento conta com profissionais especialistas e pós graduados, todos bem treinados para formação dos residentes, alguns com longos anos de dedicação.  Atualmente a chefia é exercida pelo Dr. Armando de Barros e a coordenação da residência pelo Dr. Paulo Afonso de Oliveira Júnior. Os demais professores são os Drs: Pérsio Azenha Faber,  Rodrigo Gonçalves, Felipe Calile Franck e Danilo Dressano. Vários outros professores de diversas instituições são convidados a ministrar  temas pertinentes a especialidade. 

O atual ambulatório de CTBMF foi inaugurado em 2005 e leva o nome do Dr. Roberto Mady, cirurgião CTBMF que prestou dedicados serviços ao Departamento por mais de 30 anos, sendo ele um incentivador da especialidade para os membros atuais.

bottom of page